Qual dos géneros se distraí mais durante a condução? Seja ao telefone, a ler mensagens ou até a olhar o espelho, quem vence esta guerra?
Atualmente vivemos num mundo pautado pelo multitasking, principalmente para nós mulheres. Com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo nas nossas vidas, desde filhos, trabalho, romance e amizades, é mesmo muito complicado conseguimo-nos focar numa só tarefa. Mas isso não é benéfico, principalmente ao volante.
E escusamos de dizer que são estereótipos. Todas sabemos o que fazemos. E a realidade é que um estudo da Universidade de Tecnologia de Queensland em Brisbane, Austrália, constatou que as mulheres são as que mais frequentemente atendem chamadas e enviam mensagens enquanto conduzem. Mas é normal que estejamos mais distraídas do que o sexo masculino. Com a quantidade de tarefas e de pensamentos que nos passam pela cabeça a cada segundo, seria estranho se não nos distraíssemos um pouco.
Contudo, precisamos mudar estes comportamentos. E não, escusamos de pensar que somos exceção à regra. Se nos surgir um imprevisto na estrada, por muito fabulosas e invencíveis que sejamos, muito dificilmente vamos conseguir responder a tempo se estivermos a responder a uma mensagem ou e-mail. Até porque alguns estudos demonstram que, depois de utilizarmos o telemóvel ou tablet, o cérebro demora cerca de 30 segundos a retomar a atenção à condução. E todas sabemos que em 30 segundos muita coisa pode acontecer. Nós passamos a nossa vida a contar sempre com mais segundos para fazer tudo o que temos a fazer, por isso sabemos que 30 segundos contam (e muito).

Apesar das tecnologias existentes nos carros e que nos ajudam na condução, não podemos ficar perdidas nos mil e um pensamentos que nos passam pela cabeça ao segundo. Foco na estrada, meninas!
Mas para ajudar as mulheres nesta sua luta diária contra o tempo e contra as distrações a que estão sujeitas, os carros atualmente já vêm munidos com tecnologia que facilita (e muito) a tarefa de conduzir. Por exemplo, nos novos modelos classe A e B da Mercedes-Benz podemos usufruir de um autêntica secretária no carro. Com o sistema de inteligência artificial, MB UX, basta dizer “Olá, Mercedes” e dizer o que se pretende para isso acontecer. Desde alterar a temperatura, escrever mensagens, fazer chamadas e até alterar o destino do GPS, com este novo sistema MB UX só terá de se preocupar com a condução, o carro faz o resto por si.
Assim, apesar de sermos consideradas as mais distraídas ao volante (claro que essa informação fica só entre nós), cada vez mais as tecnologias nos ajudam a evitar acidentes e problemas na condução. No entanto, apesar das facilidades, temos de estar sempre atentas à estrada e ao que se passa à frente do nosso volante. Porque temos de chegar ao destino, sempre fabulosas e invencíveis.
