ELAS E ELES

Entre homens e mulheres, quem mais se distrai a conduzir? E porquê?

Qual dos géneros se distraí mais durante a condução? Seja ao telefone, a ler mensagens ou até a olhar o espelho, quem vence esta guerra?

Atualmente vivemos num mundo pautado pelo multitasking, principalmente para nós mulheres. Com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo nas nossas vidas, desde filhos, trabalho, romance e amizades, é mesmo muito complicado conseguimo-nos focar numa só tarefa. Mas isso não é benéfico, principalmente ao volante.

E escusamos de dizer que são estereótipos. Todas sabemos o que fazemos. E a realidade é que um estudo da Universidade de Tecnologia de Queensland em Brisbane, Austrália, constatou que as mulheres são as que mais frequentemente atendem chamadas e enviam mensagens enquanto conduzem. Mas é normal que estejamos mais distraídas do que o sexo masculino. Com a quantidade de tarefas e de pensamentos que nos passam pela cabeça a cada segundo, seria estranho se não nos distraíssemos um pouco.

Contudo, precisamos mudar estes comportamentos. E não, escusamos de pensar que somos exceção à regra. Se nos surgir um imprevisto na estrada, por muito fabulosas e invencíveis que sejamos, muito dificilmente vamos conseguir responder a tempo se estivermos a responder a uma mensagem ou e-mail. Até porque alguns estudos demonstram que, depois de utilizarmos o telemóvel ou tablet, o cérebro demora cerca de 30 segundos a retomar a atenção à condução. E todas sabemos que em 30 segundos muita coisa pode acontecer. Nós passamos a nossa vida a contar sempre com mais segundos para fazer tudo o que temos a fazer, por isso sabemos que 30 segundos contam (e muito).

Apesar das tecnologias existentes nos carros e que nos ajudam na condução, não podemos ficar perdidas nos mil e um pensamentos que nos passam pela cabeça ao segundo. Foco na estrada, meninas!

Mas para ajudar as mulheres nesta sua luta diária contra o tempo e contra as distrações a que estão sujeitas, os carros atualmente já vêm munidos com tecnologia que facilita (e muito) a tarefa de conduzir. Por exemplo, nos novos modelos classe A e B da Mercedes-Benz podemos usufruir de um autêntica secretária no carro. Com o sistema de inteligência artificial, MB UX, basta dizer “Olá, Mercedes” e dizer o que se pretende para isso acontecer. Desde alterar a temperatura, escrever mensagens, fazer chamadas e até alterar o destino do GPS, com este novo sistema MB UX só terá de se preocupar com a condução, o carro faz o resto por si.

Assim, apesar de sermos consideradas as mais distraídas ao volante (claro que essa informação fica só entre nós), cada vez mais as tecnologias nos ajudam a evitar acidentes e problemas na condução. No entanto, apesar das facilidades, temos de estar sempre atentas à estrada e ao que se passa à frente do nosso volante. Porque temos de chegar ao destino, sempre fabulosas e invencíveis.

Destaque

Sete essenciais para ter no carro

Saiba qual o kit de que mais precisa ter dentro do seu carro, para estar sempre preparada, para tudo. Porque uma mulher prevenida vale mais do que duas!

Ler Mais

Últimos Artigos

Liliana Campos, uma cara conhecida dos portugueses com muitas histórias para partilhar

Uma conversa sobre escolhas a fazer como mulher com Joana Vaz

Marisa Liz, uma conversa sobre igualdade, perseverança e como esta consegue tornar todos os sonhos possíveis

Artigos Relacionados