O QUE ELAS QUEREM

Crianças calmas em viagens longas? É possível!

Entreter as crianças durante um longo período de tempo pode ser complicado, sobretudo se estiverem no espaço confinado de um automóvel.

As mães sabem o quão difícil pode ser entreter uma criança numa viagem de muitos quilómetros. De certeza que, nalguma viagem que fez, quando foi visitar um familiar, quando rumou em direção ao seu destino de férias, quando foi passar aqueles dias no campo, ouviu os infindáveis “Já chegámos?”, “Está quase?”, “Tenho fome”. Para que possa atenuar a quantidade de perguntas e manter o seu filho entretido e divertido, deixamos-lhe algumas dicas que podem ser muito úteis.

Quero jogar contigo!
Os jogos podem ser uma boa maneira de apelar à imaginação e de fazer com que a viagem passe mais depressa. Pode dizer o abecedário e o seu filho escolhe uma letra, dizendo stop. Depois de selecionarem a letra, escolham uma categoria (animais, nomes de pessoas, países, etc.) e tentem dizer palavras começadas por essa letra. Quem ficar sem ideias primeiro perde a ronda! Ou, então, puxem pela cabeça, mães, e inventem o vosso próprio jogo e definam as regras.

Conta-me uma história!
Se tiver uma criança mais pequena, não se esqueça de levar consigo um brinquedo colorido de que ela goste especialmente, bem como livros com muitas imagens – preferencialmente moles, de modo a evitar acidentes.

Com moderação, o uso da tecnologia pelos mais novos não tem de ser um problema. Por isso, se, à partida, souber que o seu filho não enjoa, pode deixar que ele assista a um filme de uma personagem que ele adore ou ver aos seus desenhos animados preferidos, num tablet ou telemóvel. Pode ainda optar, antes, por histórias inventadas, cada um imagina uma personagem e compõe a história.

Quero comer!
Quando petiscamos estamos entretidos. Faça biscoitos, bolos secos ou parta em bocadinhos uma fruta de que o seu filho goste. Depois coloque em caixinhas onde ele possa escolher o que prefere comer e deixe-o saborear – pode aproveitar e parar um pouco para fazer um “mini piquenique”, aproveita e também descansa um pouco.

Não tenho nada para fazer!
Ofereça ao seu filho uma máquina fotográfica e incentive-o a documentar o que viu com fotos e texto. Esta pode ser uma prenda à partida mais dispendiosa, mas vai ajudar a entreter o seu filho, na viagem até ao destino e durante a estadia fora de casa – para além de a estimular a capacidade de observação, escrita, e a criatividade. Coloque músicas no rádio que todos saibam as letras e podem fazer verdadeira sessões de karaoke enquanto viajam.

Destaque

Sete essenciais para ter no carro

Saiba qual o kit de que mais precisa ter dentro do seu carro, para estar sempre preparada, para tudo. Porque uma mulher prevenida vale mais do que duas!

Ler Mais

Últimos Artigos

Liliana Campos, uma cara conhecida dos portugueses com muitas histórias para partilhar

Uma conversa sobre escolhas a fazer como mulher com Joana Vaz

Marisa Liz, uma conversa sobre igualdade, perseverança e como esta consegue tornar todos os sonhos possíveis

Artigos Relacionados