O QUE ELAS QUEREM

Descodificador de siglas dos carros

ABS, ESP, ASR, EBD… ler o manual de um automóvel pode ser um verdadeiro quebra-cabeças (e o problema é que não costumam ter glossário).

Atualmente, há uma série de sistemas de segurança e conforto – super equipamentos para supermulheres.

O mundo automóvel não pára de evoluir, as tecnologias são cada vez mais presença habitual em todos os veículos – de tal maneira que é impossível acompanhar todas as novidades. Assim, para que não precise de consultar a internet a cada sigla que lhe aparecer no manual do seu automóvel novo, seleccionámos as 10 mais habituais e preparámos um descodificador que a irá tornar numa (quase) expert em mundo automóvel.

1. ACC
Cruise control adaptativo, que funciona como um sistema de cruise control inteligente, através do qual a distância selecionada é mantida automaticamente, consoante a velocidade desejada. Funciona como um sistema de cruise control convencional, se não existir um carro à frente. O ACC é ativado através de uma alavanca de comando, e cabe-nos a nós selecionar a velocidade a que pretendemos circular e a distância a manter para o carro da frente.

2. DCC
Através de um simples toque num botão na consola central, este sistema permite-nos escolher os modos de condução pretendidos. São disponibilizadas várias configurações, algo que muda de marca para marca, mas habitualmente existem modos como Eco, Normal, Comfort e Sport. Ao serem selecionados podem alterar as parametrizações da direção, motor, suspensão e caixa de velocidades.

3. Easy Entry
Tal como o nome indica, esta é uma função que se encontra em alguns bancos e que tem o objetivo de facilitar o acesso aos lugares traseiros, através de uma maior amplitude de deslizamento e rebatimento.

4. EBA
Seria mais fácil se fosse conhecido como auxiliar de travagem, certo? O EBA é um sistema capaz de detetar, a partir da força com que o condutor trava, quando é necessário todo o poder de travagem. Nesse momento, aumenta automaticamente a pressão do travão até ao limite do controlo do ABS, enquanto o condutor mantiver o pedal do travão pressionado. Esta função permite encurtar substancialmente a distância de paragem.

5. EBD
Trata-se da distribuição eletrónica da força de travagem, que regula a força de travagem para que as rodas não bloqueiem. Este sistema faz parte do ABS.

6. ESC
Este é o nosso melhor aliado contra as derrapagens. O ESC é o controlo eletrónico de estabilidade que intervém em situações de perda de estabilidade. Em subviragem, o ESC desacelera a roda traseira de dentro, enquanto reduz a potência do motor a fim de trazer novamente estabilidade ao veículo. Na sobreviragem, ativa seletivamente o travão dianteiro na roda do lado de fora da curva e atua na gestão do motor e da transmissão.

7. Kessy
Abrir ou fechar o veículo sem tirar a chave do bolso é possível, graças a este sistema – assim como colocá-lo a trabalhar através de start & stop , sem colocar a chave na ignição. O Kessy é um sistema inteligente que reconhece a existência da chave e a proximidade ao veículo.

8. ACT
O ACT, ou Active Cylinder Technology, é o sistema que permite melhorar a eficiência energética. Esta tecnologia permite desativar dois dos quatro cilindros quando em baixas e médias rotações, que voltam ao ativo em rotações mais elevadas. Reduz, assim, os consumos e emissões de um veículo.

9. ASR
O ASR, ou Anti-Slip Regulation melhora a eficiência no arranque e aceleração, contribuindo para que as rodas não derrapem ou a traseira se torne instável. Intervém no sistema de gestão do motor se uma roda começar a derrapar de repente, reduzindo a potência até que a roda pare de patinar. Deste modo, reduz também o desgaste dos pneus.

10. Caixa DSG
DSG é a sigla para Direct Shift Gearbox, uma caixa com duas embraiagens “secas” ou em banho de óleo, que utilizam dois veios de transmissão para operar a 1ª, 3ª, 5ª velocidades e a marcha-atrás (embraiagem 1) ou a 2ª, 4ª e 6ª velocidades (embraiagem 2) respetivamente. Na prática, isto significa que, numa mudança de velocidade, a próxima já está pré-selecionada mas ainda não está embraiada. Deste modo, as mudanças de velocidade são efetuadas de forma impercetível para o condutor, e sem qualquer interrupção na tração.

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