O QUE ELAS QUEREM

Grávida ao volante:
8 dicas de segurança

É o momento mais feliz da sua vida, mas não é por isso que precisa de deixar outras paixões de lado (já basta o facto de não poder comer sushi, por exemplo). Por isso, conduza sem medos até se sentir confortável. Siga as nossas dicas de segurança para conduzir durante a gravidez… até ao dia D!

1 – Cinto de segurança, sempre
Longe do pescoço, em cima do ombro, a atravessar o peito, em cima das ancas e por baixo da barriga. Durante a gravidez, é assim que deve usar o cinto de segurança: está proibida de o colocar por cima da barriga, até porque isso não seria nada confortável…

2 – Espaço para a barriguinha
A sua barriga cresce todos os meses – por isso, será preciso ajustar o seu banco e garantir uma distância confortável entra ela e o volante regularmente, para que conduzir nunca seja um incómodo.

3 – Airbag ON
Em caso de impacto, o airbag aumenta a hipótese de proteger o feto, embora o seu efeito explosivo de ativação pareça violento. Por isso respire fundo, mantenha o airbag ligado e acredite no poder da tecnologia automóvel.

4 – Banda pélvica
Não é obrigatório, mas torna qualquer viagem mais confortável. Sobretudo nos últimos meses de gravidez, sentir-se-á muito melhor a conduzir quando colocar a banda pélvica.

5 – Roupa e calçado confortável
Esta é uma regra para grávidas e não grávidas (especialmente para as mulheres que conduzem com saltos fininhos – como é que conseguem?) mas nesta altura é ainda mais importante. Prefira sapatos rasos, sem salto, use roupa larga e confortável quando conduzir. Uma boa dica é ter sempre uns ténis na bagageira do carro, prontos a usar depois de uma reunião onde teve de ir mais formal.

6 – Condução defensiva
Mais uma questão a que todos os condutores devem ter em atenção, mas que convém lembrar as grávidas. É recomendável aumentar a distância de segurança entre o seu carro e o da frente, e evitar manobras bruscas. Condução defensiva é a palavra de ordem.

7- Pare para descansar
Também porque deve parar para comer regularmente, convém fazer paragens frequentes e evitar grandes viagens. Aproveite as áreas de serviço da autoestrada para descansar um pouco e mexer as pernas, para estimular a cirgulação sanguínea.

8 – Deixe de conduzir quando não se sentir segura
Quando não se sentir bem ao volante, deixe de conduzir e interrompa a condução até o bebé nascer.

Destaque

Sete essenciais para ter no carro

Saiba qual o kit de que mais precisa ter dentro do seu carro, para estar sempre preparada, para tudo. Porque uma mulher prevenida vale mais do que duas!

Ler Mais

Últimos Artigos

Liliana Campos, uma cara conhecida dos portugueses com muitas histórias para partilhar

Uma conversa sobre escolhas a fazer como mulher com Joana Vaz

Marisa Liz, uma conversa sobre igualdade, perseverança e como esta consegue tornar todos os sonhos possíveis

Artigos Relacionados