Sem romper totalmente com as linhas do modelo da anterior geração, antes pelo contrário, o novo Classe A começa por demarcar-se pela presença elegante e vincada da sua carroçaria de cinco portas, representando o próximo passo na filosofia de design “Pureza Sensual” da Mercedes-Benz.
Desportivo, equilibrado e emotivo, este familiar compacto de dois volumes caracteriza-se pelo desenho progressivo da secção dianteira, na qual pontifica o capot de baixa altura, a grelha do radiador onde a estrela é o principal cartão-de-visita, os faróis de LED planos com elementos cromados e as luzes de circulação diurna em forma de boomerang.
A sensação de ser mais comprido face ao modelo anterior que o novo Classe A transmite, deve-se à sua distância entre eixos superior e à linha marcante que acompanha toda a secção lateral.
Quanto à traseira, apresenta uma aparência mais larga graças à superfície vidrada até à linha de cintura, que destaca, também, uma postura mais robusta, tendo os grupos óticos bipartidos e os refletores integrados no para-choques a sua quota-parte de responsabilidade.
Completamente reformulado, tendo ganho um visual moderno e vanguardista, o interior do novo Classe A adota uma abordagem completamente nova, redefinindo o luxo moderno na classe dos modelos compactos, com uma nova sensação de espaço. A nova arquitetura do habitáculo tem na eliminação da grelha de ventilação habitualmente existente na secção superior do tablier o seu ex-líbris. Como resultado, a estrutura principal do tablier, em forma de asa, estende-se entre as portas dianteiras sem descontinuidade visual.

Completamente reformulado, tendo ganho um visual moderno e vanguardista, o interior do novo Classe A adota uma abordagem completamente nova
O painel de instrumentos, de ecrã amplo, totalmente independente, transmite a sensação de estar a “flutuar” no interior. As desportivas saídas de ventilação com visual em forma de turbina com iluminação (sendo esta opcional), são outros elementos de destaque no interior. O tablier encontra-se dividido em duas secções horizontais tridimensionais: a inferior é visualmente separada da estrutura principal graças a uma ranhura.
A iluminação ambiente reforça este efeito e acentua a sensação de flutuação da secção inferior. As 64 cores da iluminação ambiente opcional representam cinco vezes o total de cores que estavam disponíveis no modelo antecessor. E não foi apenas a variedade que aumentou, pois a apresentação emotiva da iluminação também estabelece novas referências neste segmento: as diferentes cores são constituídas por 10 conjuntos que permitem esquemas de iluminação moderna com variações.
Quanto ao ecrã, totalmente independente, está disponível em três versões. Primeira: painel de instrumentos digital e ecrã central tátil de 7” (de série); painel de instrumentos digital de 7” e ecrã central tátil de 10.25” (opcional); painel de instrumentos digital e ecrã central tátil de 10.25” (opcionais). Qualidade elevada, amplo espaço para ocupantes e bagagem, funcionalidade sem precedentes e posto de condução ergonómico, são outras áreas onde o novo Classe A mostra todas as suas credenciais.
