O QUE ELAS TÊM

Segurança a toda a prova

Se existe área onde o novo Classe A não deixa os seus créditos por mãos alheias, é na segurança.

Equipado com os mais modernos dispositivos de assistência à condução herdados do irmão mais velho Classe S, o novo A pode pela primeira vez conduzir de forma semiautónoma em determinadas circunstâncias, sendo o primeiro automóvel do segmento dos compactos a fazê-lo. Os sistemas do novo Classe A monitorizam as situações de trânsito: as câmaras e os radares supervisionam o tráfego até uma distância de 500 metros em frente do veículo.

Mas há mais. O novo Classe A utiliza, também, dados de mapa e de navegação nas funções de assistência. Por exemplo, o Assistente Ativo de Distância (DISTRONIC), incluído no pack de Assistência à Condução Plus, pode auxiliar o condutor em várias situações específicas do percurso e ajustar, antecipada e confortavelmente, a velocidade, como, por exemplo, quando o veículo se aproxima de curvas, praças de portagem, cruzamentos ou rotundas. Do conceito Intelligent Drive fazem parte outros dispositivos, como a Travagem Ativa de Emergência, o Assistente Ativo de Mudança de Faixa e o Assistente Ativo de Ângulo Morto com função de aviso de saída da viatura.

De série, o novo Classe A está equipado com o Assistente Ativo de Travagem. Em função da situação, o sistema pode ajudar a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou até mesmo parados, além de estar apto a minimizar as colisões com pedestres e ciclistas ou até mesmo evitá-las. Já o dispositivo PRE-SAFE PLUS pode reconhecer a iminência de uma colisão na traseira de um veículo. Se o perigo de embate persistir, o sistema pode, também, aplicar os travões do veículo quando se encontra parado, minimizando, desta forma, o risco de ferimentos através da redução do chamado “efeito de chicote” causado por um impacto na traseira. Mas as virtudes não se ficam por aqui.

O novo Classe A é ainda o primeiro modelo da Mercedes-Benz a ser desenvolvido no novo Technology Centre for Vehicle Safety (TFS).

O design da estrutura do veículo incorpora os resultados de pesquisa de acidentes reais. Todos os componentes da carroçaria foram projetados de acordo com as cargas e as tensões encontradas no que diz respeito à geometria, à espessura do material, à tecnologia de ligação e à qualidade dos materiais (aumento da utilização de aços de resistência elevada e ultraelevada). O habitáculo, extremamente rígido, é a peça central do conceito de segurança da carroçaria. A elevada rigidez de que dispõe quando é sujeito a cargas resultantes de um acidente, como, por exemplo, durante uma colisão frontal, lateral, traseira ou capotamento, deve-se, acima de tudo, à utilização superior de chapa de aço prensada (de resistência elevada e ultraelevada).

E quanto aos faróis MULTIBEAM LED, opcionais, que permitem uma regulação eletrónica extremamente rápida e precisa das luzes para adaptar o veículo às atuais situações de trânsito? É verdade. Cada farol inclui 18 pontos de LED que se ativam individualmente. A cor de cada LED, semelhante à luz natural do dia, é confortável para os olhos e exerce um efeito positivo na concentração do condutor. A estrada em frente é iluminada com precisão e elevado brilho. Os faróis LED High Performance integram o equipamento das linhas Style Plus, Progressive e AMG. De série, o novo Classe A está equipado com faróis de halogéneo, que incluem luzes de circulação diurna em LED.

Destaque

Sete essenciais para ter no carro

Saiba qual o kit de que mais precisa ter dentro do seu carro, para estar sempre preparada, para tudo. Porque uma mulher prevenida vale mais do que duas!

Ler Mais

Últimos Artigos

Liliana Campos, uma cara conhecida dos portugueses com muitas histórias para partilhar

Uma conversa sobre escolhas a fazer como mulher com Joana Vaz

Marisa Liz, uma conversa sobre igualdade, perseverança e como esta consegue tornar todos os sonhos possíveis

Artigos Relacionados