Se existe área onde o novo Classe A não deixa os seus créditos por mãos alheias, é na segurança.
Equipado com os mais modernos dispositivos de assistência à condução herdados do irmão mais velho Classe S, o novo A pode pela primeira vez conduzir de forma semiautónoma em determinadas circunstâncias, sendo o primeiro automóvel do segmento dos compactos a fazê-lo. Os sistemas do novo Classe A monitorizam as situações de trânsito: as câmaras e os radares supervisionam o tráfego até uma distância de 500 metros em frente do veículo.
Mas há mais. O novo Classe A utiliza, também, dados de mapa e de navegação nas funções de assistência. Por exemplo, o Assistente Ativo de Distância (DISTRONIC), incluído no pack de Assistência à Condução Plus, pode auxiliar o condutor em várias situações específicas do percurso e ajustar, antecipada e confortavelmente, a velocidade, como, por exemplo, quando o veículo se aproxima de curvas, praças de portagem, cruzamentos ou rotundas. Do conceito Intelligent Drive fazem parte outros dispositivos, como a Travagem Ativa de Emergência, o Assistente Ativo de Mudança de Faixa e o Assistente Ativo de Ângulo Morto com função de aviso de saída da viatura.

De série, o novo Classe A está equipado com o Assistente Ativo de Travagem. Em função da situação, o sistema pode ajudar a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou até mesmo parados, além de estar apto a minimizar as colisões com pedestres e ciclistas ou até mesmo evitá-las. Já o dispositivo PRE-SAFE PLUS pode reconhecer a iminência de uma colisão na traseira de um veículo. Se o perigo de embate persistir, o sistema pode, também, aplicar os travões do veículo quando se encontra parado, minimizando, desta forma, o risco de ferimentos através da redução do chamado “efeito de chicote” causado por um impacto na traseira. Mas as virtudes não se ficam por aqui.
O novo Classe A é ainda o primeiro modelo da Mercedes-Benz a ser desenvolvido no novo Technology Centre for Vehicle Safety (TFS).
O design da estrutura do veículo incorpora os resultados de pesquisa de acidentes reais. Todos os componentes da carroçaria foram projetados de acordo com as cargas e as tensões encontradas no que diz respeito à geometria, à espessura do material, à tecnologia de ligação e à qualidade dos materiais (aumento da utilização de aços de resistência elevada e ultraelevada). O habitáculo, extremamente rígido, é a peça central do conceito de segurança da carroçaria. A elevada rigidez de que dispõe quando é sujeito a cargas resultantes de um acidente, como, por exemplo, durante uma colisão frontal, lateral, traseira ou capotamento, deve-se, acima de tudo, à utilização superior de chapa de aço prensada (de resistência elevada e ultraelevada).
E quanto aos faróis MULTIBEAM LED, opcionais, que permitem uma regulação eletrónica extremamente rápida e precisa das luzes para adaptar o veículo às atuais situações de trânsito? É verdade. Cada farol inclui 18 pontos de LED que se ativam individualmente. A cor de cada LED, semelhante à luz natural do dia, é confortável para os olhos e exerce um efeito positivo na concentração do condutor. A estrada em frente é iluminada com precisão e elevado brilho. Os faróis LED High Performance integram o equipamento das linhas Style Plus, Progressive e AMG. De série, o novo Classe A está equipado com faróis de halogéneo, que incluem luzes de circulação diurna em LED.
