OLÁ MERCEDES

Como trocar as escovas do carro em 5 passos

Alerta mulheres independentes: substituir as escovas do limpa-para-brisas pode parecer um bicho-de-sete-cabeças, mas não é. Arregace as mangas e acompanhe este tutorial para substituir a peça de borracha em apenas dois minutos.

Esqueça o mecânico. Contam-se pelos dedos das mãos os serviços de manutenção automóvel que são tão fáceis como trocar a escova do limpa-vidros do seu Mercedes-Benz ou qualquer outro carro. O processo é idêntico na maioria dos modelos e, qualquer condutora, pode (e deve) fazê-lo. Porquê? Manter-se atenta enquanto conduz é fundamental e ter uma boa visão é indispensável para não arriscar a sua vida, a de outros condutores e dos peões. Para além de manter os vidros sem sujidade, deve ter a borracha limpa-para-brisas em bom estado para uma condução segura — especialmente na época de chuva.

Se, por exemplo, ligar as escovas e ouvir muito barulho ou o vidro tiver algumas zonas sujas, significa que algumas das zonas da escova não estão em bom estado ou significa que a borracha não desliza corretamente sobre a superfície. Como os limpa-para-brisas são feitos de borracha, estes desgastam-se naturalmente e ao fim de alguns meses é possível observar fissuras na escova com um toque áspero e rugoso. A mudança deve ser feita a cada 18 meses ou sempre que notar que já não estão em bom estado. Leia-se: quando existe um contacto fraco do limpa-para-brisas com o vidro ou quando a limpeza do vidro é insuficiente à volta do perímetro.

Na hora de substituir as escovas, comece por confirmar o estado das escovas e do braço do limpa-para-brisas. De seguida, deverá apostar em peças de qualidade que durem até 24 meses. Para tal, convém não as utilizar com neve acumulada no para-brisas, evitar água da torneira para limpar e nunca comprar produtos com álcool. O funcionamento do limpa-para-brisas em vidros secos e a exposição prolongada à luz solar também são os grandes inimigos desta peça de borracha. Na bagageira, guarde um pano macio para limpar com regularidade os restos de folhas de árvores e panfletos de publicidade na borracha das escovas. E porque não juntar umas luvas para auxiliar neste tipo de emergência?

Na hora de substituir as escovas, comece por confirmar o estado das escovas e do braço do limpa-para-brisas. De seguida, deverá apostar em peças de qualidade que durem até 24 meses.

Para não se preocupar com a incerteza de ter ou não instalado bem as escovas, ensinamos-lhe a substituir o bicho-de-sete-cabeças do limpa-para-brisas em apenas cinco passos. Assim, acabaram-se as desculpas para recorrer à oficina. Ora aponte:

1) Compre um novo conjunto de escovas
Prefira escovas tradicionais ou planas que tenham um spoiler incluído para que a escova exerça uma pressão superior contra o vidro. Também a qualidade da borracha é muito importante, visto que é aquilo que efetivamente cumpre a função e é o ponto de contacto com o vidro do seu carro.

2) Solte a escova antiga
Suba o braço de metal da escova localizada no limpa-para-brisas até ficar numa posição perpendicular. Localize onde a escova de borracha encaixa no braço de metal e, de seguida, pressione a mola e solte-a. No caso das escovas tradicionais, solte a armação com a ajuda de uma chave de fendas se necessário.

3) Insira a escova substituta
Encaixe a nova escova na mesma extremidade do braço da antiga. Por último, gire delicadamente a escova até que o gancho encaixe no seu lugar. Volte a deitar o braço de metal da escova sobre o para-brisas.

4) Repita o processo com a segunda escova
Antes de repetir os mesmos passos, tenha em atenção o tamanho do limpa-para-brisas. Muitas vezes, as escovas diferem alguns centímetros em relação à outra.

5) Teste o funcionamento do limpa-para-brisas
Depois de limpar os restos de sujidade, ligue o limpa-para-brisas com água para testar o seu funcionamento. Depois de experimentar todas as velocidades de limpeza, o seu carro está pronto para a próxima viagem.

Destaque

Sete essenciais para ter no carro

Saiba qual o kit de que mais precisa ter dentro do seu carro, para estar sempre preparada, para tudo. Porque uma mulher prevenida vale mais do que duas!

Ler Mais

Últimos Artigos

Liliana Campos, uma cara conhecida dos portugueses com muitas histórias para partilhar

Uma conversa sobre escolhas a fazer como mulher com Joana Vaz

Marisa Liz, uma conversa sobre igualdade, perseverança e como esta consegue tornar todos os sonhos possíveis

Artigos Relacionados